Uma palavra grande, que muitas vezes faz com que as pessoas "travem a língua". Mas a quantidade de letras faz jus ao seu significado, um significado amplo na área da saúde que exige do profissional um amplo conhecimento acerca do Ouvido (oto), Nariz (rino) e Garganta (laringo).
A Otorrinolaringologia é uma especialidade médica clínico-cirúrgica que avalia e trata doenças do Ouvido, Nariz e Garganta, o que envolve as afecções de vias aéreas superiores, aparelho auditivo, fonatório, vestibular e também os distúrbios do sono.
Mas você sabe o momento de consultar um Otorrinolaringologista?
Muitas pessoas deixam para consultar esse Profissional apenas quando está com alguns sintomas que envolvam as áreas citadas, normalmente quando sentem dores nos ouvidos, tonturas e alergias respiratórias entre outros. Os sintomas que mais levam pacientes aos Consultórios dos Otorrinolaringologistas são:
Obstrução nasal
Dor de cabeça
Dor na face
Secreção nasal
Sangramento nasal
Dificuldade auditiva/surdez
Zumbido
Tontura
Secreção no ouvido
Sangramento no ouvido
Dor de ouvido
Dor de garganta
Rouquidão
Roncos
Porém, é comum que sintomas simples passem despercebidos, ou melhor, sejam negligenciados como por exemplo rouquidão ou tosses, impossibilitando um diagnóstico precoce que muitas vezes é fundamental para um tratamento rápido e sem sequelas.
A consulta preventiva também é fundamental para evitar eventuais crises bem como para melhorar a qualidade de vida de cada paciente.
Programas de conscientização como por exemplo a Campanha "Pare de falar labirintite" e a Ação "A Importância da Voz", que por sua vez foi proposta pelo Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) junto com a Otorrinolaringologista Cristine Matos, visam conscientizar a população a respeito das enfermidades e distúrbios que muitas vezes são desconhecidos.
Os tratamentos podem ser clínicos ou cirúrgicos e as principais doenças são:
Rinites;
Sinusites;
Desvio do septo nasal;
Polipose nasal;
Distúrbios do sono (apnéia);
Diminuição da acuidade auditiva/surdez;
Otites;
Tumores da laringe;
Nódulos vocais;
Pólipos vocais;
Paralisia de prega vocal;
Refluxo laringo- faríngeo;
Amigdalite/faringite;
Paralisia facial;
Distúrbios da deglutição;
Alterações das pregas vocais;
Distúrbios do labirinto.
Exames como Vídeo-Laringoscopia, Vídeo-Rinoscopia, Vídeo-Estroboscopia, Vídeo-Endoscopia da Deglutição, Remoção de Cerume, Audiometria, Imitanciometria e Teste da Orelhinha também são motivos de visitas ao Otorrinolaringologista.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o Otorrinolaringologista não esqueça de procurar um bom especialista da Otorrinolaringologia quando estiver com algum dos sintomas citados ou na hora de marcar o seu check up médico!
Comments