top of page
  • Foto do escritorRanna Carla

A Importância do Teste da Orelhinha

O Nascimento de um bebê é marcado por uma série de exames, testes, furinhos e vacinas. Alguns procedimentos são doloridos e podem causar algumas reações ao recém nascido, outros não, como é o caso do Teste da Orelhinha que é indolor, rápido e simples.



Afinal o que é e para que serve o teste da Orelhinha?


É um procedimento que avalia a audição e possibilita detectar precocemente algum grau de surdez no bebê.

Esse teste geralmente é feito enquanto o bebê dorme e dura de 03 a 05 minutos. Para fazer o Teste da Orelhinha é colocado um aparelho específico na orelha do bebê, que faz uma análise das Emissões Otoacústicas.


O aparelho emite ondas sonoras e capta como o ouvido reage a elas, indicando se há ou não algum problema auditivo no pequeno.

Esse é um exame sensível na avaliação de perda auditiva, porém pouco específico. Assim, ele faz parte da triagem auditiva neonatal direcionando quais bebês necessitam de uma avaliação otorrinolaringologista/audiológica mais completa.


Caso seja detectada alguma anormalidade o que fazer?



  • O primeiro passo é manter a calma, afinal problemas detectados nessa fase tem uma grande chance de uma resposta rápida e eficiente ao tratamento.

  • O segundo passo é marcar uma consulta com o Otorrinopediatra, ele vai avaliar o resultado, solicitar mais exames caso seja necessário e aplicar o tratamento adequado.


Dados mostram que a cada mil bebês nascidos, de 1 a 6 apresentam algum tipo de deficiência na audição. A estatística tem respaldo em uma série de estudos epidemiológicos realizados nos quatro cantos do planeta.


De acordo com a Dra. Cristine Matos, "o desenvolvimento da linguagem é a principal forma de comunicação e integração em nossa sociedade, e depende do correto funcionamento do sistema auditivo.Antigamente, o diagnóstico de perda auditiva era tardio causando prejuízos na aquisição da linguagem verbal. O surgimento do teste da orelhinha juntamente com outros exames auditivos( bera e estado estável) garantiu o diagnóstico precoce de perda auditiva (antes dos 06 meses de vida do bebê). Logo após o diagnóstico deve-se iniciar o tratamento para garantir o menor tempo de privação sonora, reduzindo significativamente prejuízo social e cognitivo."


O Teste da Orelhinha é obrigatório por lei e gratuito. Ele deve ser feito ainda na maternidade, é um direito de todos os recém-nascidos e pode fazer toda a diferença para o futuro da criança! #TesteDaOrelhinha #CompartilheEssaIdeia

89 visualizações0 comentário
bottom of page