top of page
  • Foto do escritorRanna Carla

A Importância da Voz - Conscientize-se!

No último dia 16, foi celebrado o Dia Mundial da Voz e aproveitando essa data, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) junto com a Otorrinolaringologista Cristine Matos, propõe uma ação diferenciada para conscientizar a população sobre um tema pouco discutido: a Importância da Voz para a promoção da saúde. O evento ocorre nesta sexta feira, dia 20 de abril.


Profissionais e parceiros estarão oferecendo uma série de atividades de educação, orientação e diagnósticos precoces de distúrbios da voz e enfermidades da faringe e da laringe.


O que é e qual a importância dos exames de voz?


A responsável pelo evento, Dra. Cristine Matos, explica: “É uma espécie de endoscopia da garganta que permite visualizar a laringe/cordas vocais e dessa forma auxilia no diagnóstico de laringites, tumores da laringe, nódulos vocais, pólipos vocais, paralisia de prega vocal, refluxo laringo- faríngeo, entre outros”. Acrescenta ainda que o HU-UFMA está entre as duas únicas instituições que oferecem esse exame na rede pública no estado do MA.




Ao todo, serão realizados 100 atendimentos: 50 pela manhã e 50 pela tarde. A atividade é voltada para atender os pacientes do hospital enquanto aguardam nas salas de espera. A ação começa às 09h e vai até às 15h, no prédio anexo do Lilian Flores, na rua das Hortas.


A ação faz parte da 20ª Campanha Nacional da Voz e conta com a parceria da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV), Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) e Central de Marcação de Consultas (Cemarc).


Quando se preocupar com a sua Voz e fazer um exame?


Quando estiver com os seguintes sintomas:

  • Rouquidão

  • Pigarro

  • Dor na garganta

  • Tosse

Sintomas que parecem simples podem ser um sinal de que é a hora de fazer prevenções ou tratamentos adequados. Fique de olho, compartilhe esse artigo e ajude na Conscientização da Importância da Voz!


Fonte: http://www.ebserh.gov.br/

49 visualizações0 comentário
bottom of page